O mês de abril é o mês destinado à Conscientização da Doença de Parkinson, mas vocês sabem exatamente o que isso quer dizer ou quais são os principais sintomas?
A Doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa, geralmente de origem desconhecida. A doença é caracterizada pela diminuição da produção de dopamina (neurotransmissor), devido a morte de neurônios responsáveis pela sua produção no gânglio basal, predominantemente na substância nigra e em regiões do cérebro envolvidas com a função motora.
Entre os sinais mais conhecidos do Parkinson estão os tremores e o comprometimento de funções que controlam o movimento. Outros sintomas que também podem aparecer são alterações do olfato, distúrbios do sono, desequilíbrio, constipação mudanças emocionais, como depressão e ansiedade.
Embora seja relativamente comum em idosos, a Doença de Parkinson também acomete indivíduos jovens. Após sua descoberta, o tratamento é voltado à reduzir progressivamente os principais sintomas e ajudar na melhora do paciente com o mínimo de efeitos adversos.